top of page
  • Foto do escritorBeatriz Pedrosa

"Perserverance wins"- Katie Simmonds


Passada a hora de almoço do terceiro dia da Sport Integrity Week, começou mais um painel, desta vez centrado na Igualdade de Género. Mais uma vez, Katie Simmonds, COO da SIGA, foi a moderadora de uma conversa que durou cerca de 1 hora.


A conversa assentou no tema da igualdade de género e na importância de estimular as mulheres a quererem fazer parte do desporto.

Lorin Hamlin, por parte da Under Armour, afirmou que durante o seu percurso precisou de bons mentores e que, apesar de haver um longo caminho, já foram alcançados muitos objetivos e quebradas barreiras. Sugere que se ouça mais as jovens atletas, baseando as ações nas suas preces e opiniões.


Já Emine Bozkurt, Membro do Parlamento Europeu, afirmou que para haver resultados tem de haver Agenda Setting, uma agenda política e uma luta resiliente por objetivos. Para Emine, o desporto é uma excelente forma de construir pontes,


não só entre nações, mas também entre pessoas. Acrescenta até que na luta pela igualdade de género os homens devem ser aliados, uma vez que “Os homens também têm filhas e gostariam que elas atingissem os seus objetivos”.



Da esquerda para a direita, Mary Davis, Yvonne Nolan, Emine Bozkurt, Lorin Hamlin e Katie Simmonds


Yvonne Nolan, Conselheira Geral da World Rugby, começou o seu discurso por dizer que é difícil encontrar mulheres que se candidatem a cargos de liderança, uma vez que as mulheres só o fazem se tiverem a certeza de que cumprem os requisitos. Considera que o facto de isto acontecer cria barreiras aos avanços relativamente à procura do equilíbrio de homens e mulheres em cargos de liderança. “If you can´t see it, you can´t be it”, foi a frase dita para fechar a intervenção no painel, ou seja, se não são vistas mulheres a ocupar cargos de liderança, menos mulheres se candidatam.


Mary Davis, Professora na Universidade Yale, sublinhou a relevância de usar o desporto para chegar a jovens mulheres e garantir a diversidade no desporto e nos cargos de liderança. Fechou a sua intervenção deixando uma nota de que o respeito é um dos valores mais importantes.


Também Jessica Berman, representante da National Women´s Soccer League, frisou a importância de todas as mulheres darem a sua opinião, bem como de haver um espaço em que o podem fazer. Deixa uma mensagem de esperança: “Os movimentos de igualdade de género estão a fazer com que os jovens cresçam com um mindset diferente”.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O "canudo" que promete revolucionar o futuro desportivo

No âmbito da celebração da Women on Wednesdays, ao programa do terceiro dia do evento não escapou a discussão sobre a liderança feminina no desporto. Num painel de luxo, que contou com a presença de m

bottom of page