top of page
Foto do escritorBeatriz Pedrosa

O longo caminho para a resolução

No fórum sobre a necessidade de proteção do desporto de atividades ilícitas e pirataria nada ficou por dizer. Falou-se da urgência da intervenção por parte da Comissão Europeia e da falta de paciência de quem espera há muito por ver este problema resolvido.


O moderador da conversa que aconteceu novamente na Nova-SBE foi Diogo Guia, COO e Diretor das Políticas Públicas do desporto. Introduziu o tema de forma clara e levou a conversa no sentido de alertar os estudantes e as pessoas que assistiam, para que percebessem que é uma responsabilidade coletiva e que deve ser valorizada.


Depois de apresentados os convidados falou Diego Dabrio, em representação da UEFA, começando por expressar o facto de a UEFA, bem como todos os que querem ver esta adversidade que é assunto do crime organizado resolvida, se sentir sozinha e isolada. Prosseguiu, referindo que há falta de ferramentas e planos concretos, sugerindo que para que sejam vistos resultados terá de haver legislação.


De seguida, Mark Lichtenhein, SROC, interveio e demonstrou afincadamente a sua posição relativamente ao assunto. Mark alertou para a urgência da resolução do problema, que considera grave e, sem esconder, mostrou-se pouco otimista. Avança dizendo que a Comissão Europeia tem feito um bom trabalho na análise do problema, mas tem sido ineficiente na análise dos riscos. Desenvolveu o seu ponto de vista expondo a sua opinião de que deve ser encontrada uma solução legal e deixou o alerta de que se a Comissão não resolver o problema, vai haver alguém que faça. Termina dizendo, “We are running out of patience”.


Também Grégoire Polad, CEO da ACT, reforçou que, ao contrário do que se possa pensar, o assunto do crime organizado e pirataria não é um assunto pequeno, mas sim uma matéria urgente e que deve ser levada para a Agenda e considerada prioridade.


A conversa terminou com um a mensagem de Diego Dabrio para a Comissão Europeia: “If you are not going to take action, someone else is”.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page