O CEO da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros, falou claramente dos valores da organização, bem como das causas que abraçam. Agradeceu formalmente às pessoas que servem essas mesmas causas, mas não só. Emanuel prestou um tributo a Telma Monteiro, judoca portuguesa e vice-campeã mundial de judo, e a Rosa Mota, ex-atleta olímpica e campeã mundial de maratona.
Macedo de Medeiros deixou claro, a todos os presentes e seguidores, que a SIGA é um território neutro que se baseia em valores de integridade e inclusão. Nas suas palavras: “Podem contar connosco da mesma forma que contamos convosco”.
Frisou a importância de o desporto ser livre de abusos e ilegalidades e mencionou a necessidade de mudança e de igualdade de género.
Também o Presidente do Comité dos Jogos Olímpicos, José Manuel Constantino, abordou a importância da verdade desportiva. Afirma que o respeito pelas regras do jogo e pelo fair play são importantes para resgatar e defender a credibilidade da prática desportiva e defender o desporto. Agradeceu à SIGA por trabalhar nesse sentido e por demonstrar que o desporto é algo socialmente útil.
Deixa uma mensagem futura de que para ganhar a confiança das crianças e camadas mais jovens é necessário mostrar que o desporto contribui para a garantia de um mundo melhor.
Comments