Esta foi a primeira entrevista inteiramente transmitida à distância: foi previamente gravada e legendada para inglês para que todos conseguissem entender o que se falava. Foi a vez de Javier Tebas, Presidente da LaLiga, conversar com o CEO da SIGA Emanuel Macedo de Medeiros. Os vários tópicos abordados interseteram-se no apelo do Presidente de nos mostrarmos vigilantes quanto aos valores que defendemos: “Temos de vigiar cada momento em que o resultado desportivo possa estar a ser influenciado por fatores externos ao próprio desenvolvimento do jogo. Quanto mais vigiarmos e trabalharmos alerta, menor o risco de pôrmos em causa a integridade do desporto”.
Agir em direção à prevenção da corrupção desportiva caminha de braço dado à vigilância da violência em eventos desportivos: “Animar os estádios não significa que tenham de incentivar à violência. Temos de trabalhar de forma efetiva para defender os ideais e a segurança dos nossos adeptos. Para sermos bem sucedidos temos de ter consciência de que somos responsáveis pela segurança dos nossos adeptos do momento em que eles entram no estádio até à altura em que chegam a casa”, confirmou o Presidente. Para além disso, e falamos agora do terceiro valor que considerou importante, é necessário praticar condições de empregabilidade justa como intermédio à sustentabilidade económica de qualquer clube: “É importante cobrarmos pelo produto audiovisual dos eventos desportivos: se não o fizermos, estamos a perder o valor dos postos de trabalho. Temos de os defender”.
Antes de lhe serem colocadas questões sobre esta mesma temática, Javier Tebas concluiu ainda sobre o quão importante é os clubes serem economicamente independentes de financiamento exterior: “Existem vários pontos negativos no que toca a um estado a estar envolvido na direção de um clube. Um dos valores que devemos manter é a sustentabilidade económica no desporto, caso esse valor seja perdido, irá influenciar toda a área desportiva”, disse. Não obstante, e “tendo em vista a efetividade dos valores anteriores”, considerou ser importante investir no desenvolvimento tecnológico, nomeadamente em ferramentas que combatam a pirataria: “Não basta investir em ideias ou criá-las de raíz, é necessário usar as nossas ferramentas para as defender e, quando não estamos de acordo com algo, temos de nos fazer ouvir.”
Comments