Foi às 18h que o evento teve início. Esta é a 3ª edição da Sport Integrity Week. O evento é presencial, com lugar na NOVA School of Business and Economics em Carcavelos, mas foi com transmissões no grande ecrã que o arranque se deu. “Qual é a chave para a integridade?” é a questão que se mantém e são rostos conhecidos, parceiros e convidados do evento, que sobem ao palco da sessão de abertura guiada por Pedro Pinto e discursam sobre esta temática cuja vontade de ver concretizada os une à missão da SIGA. O público é internacional: o evento está a ser transmitido em direto e todos aqueles que quiserem interagir são livres de o fazer.
O palco do Auditório Hovione, na NOVA SBE, minutos antes do início da sessão de abertura.
Franco Frattini, Presidente do Conselho Administrativo da SIGA e Presidente do Supremo Tribunal de Justiça italiano, é o primeiro, e é em direto a partir de Roma que inaugura o painel de boas-vindas do evento. Segundo o antigo Vice-Presidente da Comissão Europeia, honestidade, lealdade e transparência são as principais características a ter no caminho para o alcance da integridade. Participar no jogo de forma transparente é permitir ser-se ajudado no caminho para a grandiosidade, e no final do dia, são estes os valores que fazem com que permaneça aliado da missão da SIGA.
De seguida foi Telma Monteiro, judoca olímpica portuguesa, que acompanhada pelo CEO da SIGA Emanuel Macedo de Medeiros subiu ao palco. A equipa dos ‘SIGA champions’, em português ‘campeões da SIGA’, aumentou, e foi a Telma quem a ela se juntou. Foi com elogios e aplausos que a atleta agradeceu a honra de poder caminhar lado a lado com a iniciativa, segurando uma medalha, oferecida pelo CEO, simbólica do acontecimento. “Uma Telma que nunca virou as costas a uma grande batalha. É uma honra ter-te como uma campeã da SIGA. Telma, obrigado", concluiu Emanuel Macedo de Medeiros.
Da esquerda para a direita, Telma Monteiro e Eduardo Macedo de Medeiros.
Louis Saha, ex-futebolista francês, que se juntará presencialmente ao evento na quarta-feira, foi o terceiro orador, ainda que à distância, deste painel. Seguiu-se José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico Nacional, e foi sobre a responsabilidade social que o desporto acarreta que o discurso se focou: “O desporto tem sobre os seus ombros uma responsabilidade de natureza social cuja garantia é necessária para estabelecer a sua credibilidade. Para não violar os princípios de natureza moral que a matriz fundadora do desporto lhe atribuiu.” Para o Presidente, o grande desafio que se coloca ao desporto é de “resgatar e defender essa credibilidade e garantir à sociedade que o bem produzido é um bem socialmente útil. Defender a sua integridade é defender a sua importância social e a sua importância cultural”. Por fim, saudou na SIGA todos aqueles que procuram credibilizar a prática do desporto e defendê-la de todas as ameaças que o rodeiam porque, afinal, “é possível acreditar num mundo melhor e é possível acreditar que o desporto pode ajudar à sua melhoria”.
Daniela Bas entrou de seguida e foi a elogiar Franco Frattini e o seu percurso que iniciou o seu discurso. O Council of Youth, constituído por jovens que efetivarão no futuro os valores que hoje a SIGA tem em foco, e os seus benefícios foram também destacados. No fim, a Diretora da Divisão para o Desenvolvimento Social Inclusivo das Nações Unidas apelou à possibilidade de nos unirmos e, em conjunto, partilharmos boas práticas pelo globo. Emanuel Macedo de Medeiros não se ficou pela primeira aparição e foi ao subir novamente ao palco que teve espaço para “partilhar algumas reflexões” ou, “fugindo a boca para a verdade, algumas provocações”: “este é um momento importante… por várias razões. É a demonstração de que não podemos perder a esperança nem vacilar mesmo que as atrocidades sejam muitas. Há dois anos era impensável estarmos aqui. A nossa presença aqui é um tributo à nossa natureza humana. Indiferentes ao tom da pele, ao background pessoal e às decisões íntimas de cada um”, disse.
Daniela Bas, diretora da divisão para o desenvolvimento social inclusivo das Nações Unidas, em palco.
Não distante do término da sessão, foi João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que subiu também a palco e foi na língua de Camões, à semelhança de outros anteriores, que partilhou com o público os avanços que o Governo tem dado em direção à garantia da verdade no desporto. Entre as iniciativas em desenvolvimento que visam uma maior transparência no desempenho desportivo, destacam-se a instituição de um regime de incompatibilidades, o aumento da representação feminina no desporto e a constituição da plataforma de combate às manipulações desportivas, projeto ambicionado desde 2015. Esta basear-se-á na criação de uma unidade técnica que combata as ameaças às competições e às apostas desportivas: “será uma grande conquista para a integridade no desporto”, disse.
Pouco faltava para as 21h e foi com o agradecimento à Câmara Municipal de Cascais que a primeira sessão teve fim. Amanhã, dia 13 de setembro, o Auditório Hovione, na Nova SBE, voltará a ter vida a partir das 9h com uma sessão que conta com a presença de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, entre outros convidados.
Comments